Disputa pelo Governo de Pernambuco: Raquel Lyra e João Campos com Olho em Lula
A primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa eleitoral entre Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) para o governo de Pernambuco está agendada para acontecer entre os dias 2 e 5 de outubro. Ambos os candidatos tentam garantir o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que pode ser decisivo para suas campanhas.
Raquel Lyra, atual governadora do estado, faz parte do PSD, enquanto João Campos, que é o prefeito do Recife, preside o PSB. A pesquisa, com a promessa de 1.022 entrevistas de moradores do estado, não só medirá a intenção de voto para o governo, mas também avaliará os índices de apoio para as eleições ao Senado. Os resultados dessa pesquisa serão divulgados na próxima quinta-feira.
Os pesquisadores do Datafolha iniciam suas entrevistas na próxima segunda-feira e têm como objetivo trazer dados atualizados sobre as intenções de voto entre os eleitores pernambucanos. Este é um ciclo eleitoral em que ambos os candidatos estão buscando a preferência dos eleitores, especialmente em um cenário em que o apoio do presidente Lula pode surtir grande efeito nas urnas.
João Campos, com um histórico político ligado ao PSB e ao governo federal, esteve presente em diversos eventos junto a Lula, buscando se destacar como um “soldado” do presidente em Pernambuco. Este movimento busca minimizar a ideia de um palanque duplo durante a campanha. Por outro lado, Raquel Lyra também tem intensificado seus laços com o governo federal, tendo recebido apoio de figuras importantes do PT, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Além disso, a ex-tucana Lyra se juntou ao PSD em março, um passo que parece ter como objetivo fortalecer sua posição e criar uma aproximação mais significativa com a gestão federal. A governadora teve um evento de filiação ao PSD onde foram vistos importantes nomes do governo Lula, mostrando a busca por respaldo político em sua campanha.
No entanto, o PSD, partido ao qual Lyra pertence, também oferece apoio a governos estaduais, como os de Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), que têm aspirações presidenciais.
A disputa pelo apoio de Lula se intensifica à medida que o ano eleitoral se aproxima. Tanto Lyra quanto Campos colocam-se em posições estratégicas visando vencer a concorrência em um contexto em que o apoio do presidente pode ser um fator definidor nas eleições a serem realizadas no próximo ano.
Com a pesquisa Datafolha prestes a ser divulgada, será possível observar como a população de Pernambuco tem se posicionado em relação a esses dois importantes candidatos, em uma corrida que promete ser acirrada e cheia de estratégias políticas ao longo do período eleitoral.