O concurso da Polícia Federal para 2025 oferece a oportunidade de 1.000 vagas com salários atraentes que variam de R$ 14.164,81 a R$ 26.800. Os interessados devem ficar atentos às datas importantes, pois as consultas ao gabarito preliminar terminam em 31 de julho, e o resultado final será liberado no dia 20 de agosto. Durante esse período, os candidatos têm acesso a calculadoras específicas para simular suas notas.
A consulta individual aos gabaritos preliminares para a prova objetiva já está disponível. Os candidatos devem realizar essa consulta até a próxima quinta-feira, dia 31, e poderão solicitar recursos caso considerem necessário. Os gabaritos serão divulgados ao público geral no dia 1º de agosto.
O resultado final das provas objetivas não será conhecido até o dia 20 de agosto. Aqueles que desejam estimar seu desempenho podem utilizar a calculadora do GLOBO, que oferece três opções, cada uma correspondente a um tipo de prova. Isso ajuda os candidatos a determinar se atingiram a pontuação mínima para aprovação.
As provas objetivas possuem 120 questões, sendo eliminatórias e classificatórias, e exigem uma pontuação mínima para aprovação. O formato das questões difere do habitual em concursos; cada uma apresenta duas opções de resposta: CERTO (C) ou ERRADO (E). As respostas corretas recebem um ponto positivo, enquanto as incorretas resultam em um ponto negativo. Caso um candidato marque ambas as alternativas ou deixe a questão em branco, sua pontuação será zero.
A nota final para os candidatos é calculada com base nas respostas corretas e incorretas. Para ser aprovado no cargo de delegado, é necessário ter pelo menos 48 pontos na prova de conhecimentos específicos. Já para o perito criminal, são exigidos 10 pontos em conhecimentos básicos e 21 em específicos, além de um total de 48 pontos. Nos cargos como escrivão, agente e papiloscopista, as exigências incluem, no mínimo, 6 pontos no primeiro bloco, 3 no segundo e 2 no terceiro, com um total de 48 pontos.
As vagas ofertadas são divididas entre os diferentes cargos: 120 para delegado, 70 para perito criminal, 160 para escrivão, 630 para agente de polícia e 20 para papiloscopista. O edital garante percentuais mínimos de vagas para candidatos com deficiência (PcD) e para pessoas pretas ou pardas (PPP), assegurando cerca de 5% e 20% das vagas, respectivamente. A organização do concurso é de responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Para garantir que não perca nenhuma etapa do processo, confira as datas principais: a consulta individual para os gabaritos começa nesta terça-feira, às 19 horas. Os candidatos podem fazer o pedido de recursos até as 18h da próxima quinta. Hoje também será disponibilizado o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.
Após o período para recursos, que vai das 10h do dia 30 até às 18h do dia 31 de julho, os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados. O aguardado resultado final da prova objetiva será acessível no dia 20 de agosto, enquanto a prova discursiva terá seu resultado publicado em 5 de setembro.