Passageiros Enfrentam Dificuldades no Uso do Jaé
No segundo dia útil do sistema de bilhetagem Jaé, passageiros estão enfrentando uma série de dificuldades para utilizar o novo cartão. Desde sábado, o Jaé é o único meio de pagamento aceito nos ônibus municipais, BRT, VLT e vans legalizadas no Rio, substituindo o Riocard. A situação levou muitos usuários a buscar os postos de atendimento para resolver problemas burocráticos e entender melhor as regras do sistema.
Relatos de Problemas nos Postos de Atendimento
Na terça-feira (5), a demanda nos postos foi alta, com muitos passageiros relatando a falta de luz no posto do Engenho de Dentro, na Zona Norte. Apesar das dificuldades, filas foram formadas na esperança de resolver questões relacionadas ao cartão. O agente de trânsito Wagner Fraga expressou frustração, dizendo: “Era só para trocar o meu cartão que eu não consigo pegar o ônibus. Eu já gastei uns R$ 200 porque eu tenho que pedir uns 2 ou 3 ônibus.” Fraga revelou que teve de deixar de trabalhar para resolver a situação.
Resposta da Prefeitura sobre Oscilação de Energia
Em relação às oscilações de energia que afetaram o serviço, a prefeitura confirmou que o problema foi pontual e já solucionado, garantindo que um gerador está instalado no local para evitar prejuízos à população.
Atendimento no Clube do Servidor e Dificuldades com Aplicativo
Outro posto, localizado no Clube do Servidor, na Cidade Nova, também viu um grande movimento. Passageiros faziam filas para esclarecer dúvidas e contornar problemas no aplicativo. Maria da Conceição, uma faxineira, contou que, após fazer o pedido pelo site no dia 1º de julho, ainda não havia recebido o cartão. “Eu preciso do cartão”, disse ela, demonstrando a urgência da situação.
Busca por Cartões de Gratuidade e Reclamações
A técnica de enfermagem Andréa Valente estava no posto em busca do cartão de gratuidade para sua filha. “Nós estamos tentando desde ontem. A gente bota o CPF dela e nada acontece. Por isso nós viemos aqui, porque ela é estudante”, explicou Andréa, que não foi a única a relatar dificuldades com o sistema.
Experiências Mistas entre os Usuários
Enquanto alguns passageiros ainda não conseguiram realizar o cadastro para o cartão, outros relataram estar satisfeitos com o Jaé. A auxiliar de portaria Adriana Padilha mencionou a antiga maquininha do Riocard ainda estar no VLT, mas não funcionando corretamente. “Quem tem o cartão, muitas vezes, não valida a passagem. Tem muita reclamação”, afirmou. Em contrapartida, o psicólogo Yuri Calado elogiou o sistema, dizendo: “Ele demorou um pouquinho, mas agora ele tem funcionado. Eu uso o Jaé gratuidade e o Jaé que ele é utilitário.”