O Fundo de Coinversão avança na atração de investimentos
O governo espanhol, por meio da Cofides, já comprometeu 960 milhões de euros do Fundo de Coinversão (FOCO) visando atrair investimento estrangeiro. Ángela Pérez, presidente da Cofides, declara que a expectativa é fechar 2025 com 1.200 milhões de euros comprometidos, totalizando 60% dos 2.000 milhões disponíveis para o fundo.
A criação do FOCO ocorreu em abril de 2024, com o intuito de impulsionar a entrada de capital estrangeiro no país. Até agora, foram aprovadas 13 operações, o que representa cerca de 48% dos recursos totais a serem investidos. "Estamos otimistas e seguimos dentro do cronograma", afirma Pérez, ressaltando a análise contínua de novos projetos destinados ao Comitê de Investimentos da Cofides.
Estratégias de Investimento e Projetos Apoiados
Os recursos para o FOCO derivam de 80 bilhões de euros em créditos da União Europeia, viabilizando coinvestimentos com investidores privados em projetos estratégicos voltados para a transformação digital e ambiental. Grande parte dos fundos alocados até o momento foram direcionados a aportes em fundos, com destaque para uma operação de 150 milhões no Euro Growth Fund IV, que investe em empresas que atuam em tecnologia digital."
Na segunda fase do projeto, a Cofides tem se concentrado em **investimentos diretos**. Em julho, foi assinada uma das maiores operações até o momento, com um investimento de 90 milhões na plataforma educacional Proeduca, que colabora com a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR) na oferta de educação superior online.
Relevância dos Novos Instrumentos Financeiros
Além do FOCO, a Cofides gerencia outros instrumentos financeiros, como o Fundo de Recapitalização de Empresas Atingidas pela Covid-19 (Fonrec), que tem como foco amparar empresas afetadas pela pandemia. Com 89 operações aprovadas totalizando 779 milhões de euros, muitas empresas já amortizaram seus créditos.
Ainda, o Fundo de Impacto Social (FIS), também do plano de recuperação, está focado em promover a economia de impacto e o empreendedorismo social e prevê investimento de 400 milhões de euros, com 14 operações já aprovadas no valor de 157 milhões. Segundo Pérez, o objetivo é passar de 200 milhões até o fim do ano.
Expectativas Futuras para a Cofides
Com a soma de todos esses recursos e a gestão de apoio à internacionalização das empresas espanholas, a Cofides projeta que a carteira de investimentos administrada aumentará significativamente, de 2.600 milhões de euros no final de 2024 para 5.600 milhões até 2027. O futuro parece promissor para o suporte à economia espanhola e à atração de investimentos internacionais.